Higiene e segurança são cuidados básicos antes da tatuagem

Fazer uma tatuagem é uma decisão muito séria. O desenho é para a vida inteira, então, ter certeza do que se quer deve estar em primeiro lugar na hora de partir para os próximos passos. Acompanhe:

- Desenho escolhido, é hora de eleger o profissional que vai fazer a tatuagem. Para isso, verifique quem ele é vendo seu portfólio, fotos de outras tatuagens realizadas por ele e cerque-se de boas referências. Procure conversar com quem já fez uma tatuagem com ele para se certificar da seriedade do trabalho.

- Preste atenção nas condições e no material com que o estúdio escolhido trabalha. As agulhas devem ser sempre descartáveis e os acessórios limpos e esterilizados corretamente. Depois de utilizados em determinado cliente, eles devem passar por duas máquinas, o ultrassom e a autoclave.

- O ultrassom retira partículas de sujeira não visíveis a olho nu, como restos de tinta. A autoclave é responsável pela esterilização e também embala os equipamentos, que devem ser sempre abertos, todos, na frente do cliente. O uso de máscara e luvas pelo tatuador completam o ritual da assepsia.

- O processo descrito deve ser seguido corretamente a fim de evitar qualquer tipo de contaminação, principalmente a hepatite e a AIDS, apesar de não haver registros de alguém ter adquirido o HIV se tatuando.

- Um bom diferencial pode ser a origem das tintas utilizadas na tatuagem, já que as nacionais costumam ter qualidade inferior. O tatuador Paulo Tattoo, do Tattoo Dreams, viaja uma vez por ano à Europa para comprar todo o material que será utilizado durante o ano em seu estúdio.

Após a tatuagem

Depois de feita a tatuagem, os cuidados não acabam:

- Durante uma semana, é proibido tomar sol, entrar no mar ou na piscina. Neste período, também deve ser aplicada uma pomada específica, indicada pelo profissional, no local da tatuagem, para ajudar na recuperação. Portanto, períodos de férias e de verão podem ser complicados para quem decide se tatuar. Planeje bem seu tempo e pense nisso antes de fazer sua tatuagem.

- Passado o período de cicatrização, é hora de curtir e se exibir, mas sempre com bloqueador solar, especialmente no caso de uma tatuagem colorida, para mantê-la sempre novinha e brilhante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário